segunda-feira, 25 de março de 2019

Câmara Municipal de São Paulo homenageará Esportes da Mente


Atletas, organizadores e colaboradores dos esportes da mente serão homenageados em uma sessão solene na Câmara Municipal de São Paulo, no dia 28 de março, às 19 horas. A moção de aplauso é uma iniciativa do vereador Milton Leite e será entregue a aproximadamente 450 homenageados. O evento é uma parceria com o Centro Brasileiro de Esportes da Mente (Cebem) e a Confederação Brasileira de Xadrez Escolar (CBXE).
O vice-presidente do Cebem, Jean Madeira, foi vereador e secretário de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo. Ele explicou que o centro tem como objetivo reunir os esportes da mente como xadrez, jogo de damas, gamão, go, poker, bridge, othelo, mancala, jogo da onça, cubo mágico, jogos eletrônicos e robótica. “Nem todas as crianças e jovens conseguem se relacionar num campo, numa quadra ou num tatame. Muitos se relacionam em jogos online ou de tabuleiro. Reuniremos todas as modalidades para dialogar, discutir e criar projetos que possam ser apresentados nas Câmaras e apreciados por prefeitos e governadores, por secretarias municipais e estaduais de esporte ou mesmo de desenvolvimento social”, explicou Madeira.
Projetos de estudos científicos sobre os esportes da mente serão apresentados na primeira reunião do Fórum Permanente dos Esportes da Mente, na Câmara Municipal, agendada para o dia 29, no horário das 13h às 17h. O neurologista, neurocirurgião e psicanalista, Ítalo Venturelli, irá tratar do tema “Os Novos Laboratórios da Mente”. Atualmente ele trabalha no Projeto Genoma que visa desvendar o código genético dos organismos.
Conforme o presidente do Cebem e da CBXE, Marcus Vinícius Lobo, foi criado o Grupo de Pesquisas dos Esportes da Mente. “Temos como proposta o desenvolvimento de estudos, pesquisas e intervenções relativos às diversas temáticas componentes destes esportes. Serão focalizadas as questões sociais, interações, relacionamentos, fatores cognitivos, bem como os diversos contextos nos quais são praticados, como lazer e ambientes competitivos e educacionais”, explicou Lobo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário