TEMA: Raciocínio Lógico
JUSTIFICATIVA: O cubo mágico é um quebra-cabeça
tridimensional que requer memorização e raciocínio lógico. É um recurso usado
no campo da geometria e da álgebra para estudo de área, perímetro, volume,
ângulos e algoritmos. Desenvolve a inteligência espacial, competências como
memória, pensamento lógico-estratégico, capacidade de agir com iniciativa,
criticidade e perseverança. O uso do cubo mágico como instrumento
pedagógico leva
as crianças a contraírem experiências de interação com o outro, assim organizam
o pensamento, tomam decisões e procuram maneiras diferentes de jogar,
produzindo conhecimentos: “na brincadeira, a criança explora as formas de
interação humana, aprende a lidar com a espera, a antecipar ações, a tomar
decisões, a participar de uma ação coletiva”. (BRASIL, 2007, p. 9).
OBJETIVOS:
·
Desenvolver
a memória, a concentração e a sociabilidade entre os alunos.
AÇÕES:
·
Incentivar
e orientar os alunos e professores a resolverem o cubo mágico (Formato 3x3x3 –
Cubo de Rubik)
·
Reunir
os alunos no Campeonato Municipal de Cubo Mágico, onde as escolas da rede
municipal disputarão entre si por nível de ensino (Anos Iniciais do Ensino
Fundamental e Anos Finais do Ensino Fundamental).
CRONOGRAMA
DE EXECUÇÃO:
·
Junho/ 2018- Email e memorando de divulgação do
Campeonato de Cubo Mágico da Rede Municipal de Ensino.
· 11/06/2018
à 27/07/2018- Período de inscrição e entrega de cópia dos boletins do 1º
trimestre dos alunos representantes das escolas.
· 20/08/2018-
Divulgação do cronograma de realização da prova com horário aproximado de cada
equipe.
· 25/08/2018
às 13h - Campeonato Municipal de Cubo Mágico. LOCAL: Nações
Shopping. Rua Jorge Elias de Luca, 765. Bairro Nossa Senhora da Salete.
Regras
da competição
v Cada Unidade Escolar da Rede Municipal de
Educação poderá inscrever até duas equipes: uma para os Anos Iniciais e outra
para os Anos Finais.
v Cada equipe deverá inscrever 4 competidores
titulares e 2 competidores reservas.
v Os critérios de seleção dos competidores para
formar a equipe serão definidos pela Unidade Escolar.
v Equipes
dos Anos Iniciais, formada por 4 alunos, devem resolver 12 cubos no menor tempo
possível.
v Equipes
dos Anos Finais, formada por 4 alunos, devem resolver 20 cubos no menor tempo
possível.
v A
equipe deve estar presente quando for chamada.
v Os
cubos e o cronômetro serão fornecidos pelos organizadores do campeonato.
v As
provas serão realizadas por duas equipes simultaneamente.
v Os
cubos antes de serem resolvidos serão embaralhados.
v Os
cubos serão colocados sobre uma mesa, quando o capitão da equipe disser que a
equipe está pronta, o juiz autoriza o capitão da equipe a iniciar o cronômetro
e, só então, os competidores poderão começar a resolver os cubos. Os cubos
deverão ser colocados em cinco fileiras com quatro cubos e, quando o último
cubo for colocado sobre a mesa, o capitão poderá parar o cronômetro.
v Um
competidor pode finalizar a resolução de um cubo iniciado por outro
participante da equipe.
v Caso
algum cubo estrague, será imediatamente substituído por outro.
v O
tempo será anotado pelo juiz e utilizado para a classificação das equipes.
v Todas
as equipes terão apenas uma chance para resolver os cubos.
v O
limite máximo de tempo será de dez minutos e, caso a equipe não termine de
resolver todos os cubos nesse tempo, o juiz anotará a quantidade de cubos
resolvidos.
v Se
nenhuma equipe resolver os cubos dentro do limite, vence a equipe que resolver
o maior número de cubos em dez minutos.
v Quanto
à classificação, as notas do primeiro trimestre, dos competidores, serão
consideradas para a classificação final, da seguinte forma:
a) O
tempo será transformado em pontos. Cada segundo corresponde a um ponto.
b) As
notas serão transformadas em pontos. Cada décimo corresponde a um ponto.
c) As
escolas que avaliam por conceito, devem convertem as notas dos competidores
para números.
d) A
equipe vencedora será aquela que obtiver a menor pontuação.
e) Pontuação
das notas dos Anos Iniciais: Considerando-se que a nota 7,0 é a média para
aprovação, que cada aluno tem notas em 8 disciplinas, sendo 4 alunos na equipe
teremos uma pontuação parâmetro de 224 pontos (7 x 8 x 4). Faz- se a soma das oito
notas dos competidores titulares (disciplinas de Matemática, Ciências, Língua
Portuguesa, Ensino da arte, Educação Física, História, Geografia e Ensino
Religioso). Verifica-se o valor dos pontos que excedem a pontuação parâmetro.
Logo, calcula- se a pontuação final que
será a diferença entre os pontos do tempo e os pontos que excederem a pontuação
parâmetro.
Exemplo:
Uma
equipe leva 4min48seg para resolver os cubos, transformando tempo em pontos (4 x
60 + 48= 288), fica com 288 pontos em relação ao tempo. Sabendo que 224 é a
pontuação parâmetro e que a soma das notas do 1º trimestre dos membros
titulares da equipe é 294, percebemos que o valor excedente é de 70 pontos (294
– 224 = 70). Logo a pontuação final será: 288 - 70= 218 pontos.
f) Pontuação
das notas dos Anos Finais: Considerando-se que a nota 7,0 é a média para
aprovação, que cada aluno tem notas em 9 disciplinas, sendo 4 alunos na equipe
teremos uma pontuação parâmetro de 252 pontos (7 x 9 x 4). Faz- se a soma das nove
notas dos competidores titulares (disciplinas de Matemática, Ciências, Língua
Portuguesa, Língua Inglesa, Ensino da arte, Educação Física, História,
Geografia e Ensino Religioso). Verifica-se o valor dos pontos que excedem a pontuação
parâmetro. Logo, calcula- se a pontuação
final que será a diferença entre os pontos do tempo e os pontos que
excederem pontuação parâmetro.
Exemplo:
Uma
equipe leva 7min01seg para resolver os cubos, transformando tempo em pontos (7 x
60 + 1= 421), fica com 421 pontos em relação ao tempo. Sabendo que 252 é a
pontuação parâmetro e que a soma das notas do 1º trimestre dos membros
titulares da equipe é 269, percebemos que o valor excedente é de 17 pontos (269
– 252 = 17). Logo a pontuação final será: 421 - 17= 404 pontos.
v
Os competidores das equipes dos Anos Iniciais e
dos Anos Finais receberão medalhas para o 1º lugar, 2º lugar e 3º lugar.
ANEXOS:
CAMPEONATO DE CUBO MÁGICO 2018
REDE MUNICIPAL DE CRICIÚMA
FICHA DE INSCRIÇÃO – ANOS
INICIAIS
Atenção:
As fichas de inscrição e cópia dos boletins do 1º
trimestre dos alunos deverão ser entregues na Secretaria Municipal de
Educação de Criciúma para a Coordenação de Matemática.
O prazo de inscrição é de 11 de junho a 27 de julho.
CAMPEONATO DE CUBO MÁGICO 2018
REDE MUNICIPAL DE CRICIÚMA
FICHA DE INSCRIÇÃO – ANOS
FINAIS
Atenção:
As fichas de inscrição e cópia dos boletins do 1º
trimestre dos alunos deverão ser entregues na Secretaria Municipal de
Educação de Criciúma para a Coordenação de Matemática.
O prazo de inscrição é de 11 de junho a 27 de julho.
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Coordenação Geral
Coordenador de Área
Data
entrega: ________________
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